Inovações na construção civil para 2019

inovações na construção civil

À medida que as empresas de todo o mundo tentam encontrar novas maneiras de competir em 2019, a inovação na  tecnologia de construção está se mostrando uma das maneiras mais importantes de fazê-lo. A borda de ataque parece se mover à velocidade da luz e pode ser difícil manter o controle de inovações, já que a próxima grande coisa ofusca o impacto de ferramentas que apenas começamos a explorar.

À medida que esperamos mais um ano de inovação em tecnologia de desenvolvimento e construção, compilamos nossa lista das tendências mais empolgantes nesse campo em rápida evolução. Para empresas que adotam ativamente a tecnologia na busca por maior segurança, eficiência e qualidade, essas são as tendências a serem observadas para o ano de 2019.

A Internet das Coisas

À medida que observamos um aumento contínuo na adoção da tecnologia baseada em dados na construção, também veremos inovações em como essa tecnologia é utilizada para criar novas eficiências. Os sensores incorporados em um worksite conectado criam enormes oportunidades para coletar e gerenciar dados sobre segurança, desempenho de material e fluxo de trabalho operacional, para citar apenas alguns. Dispositivos inteligentes e tecnologia de construção vestível, bem como sensores e câmeras no local podem ser vinculados ao software de gerenciamento de construção e dar uma visão muito mais clara do progresso da obra e do relatório de status em tempo real.

inovações na construção civil

Essa integração afetará não apenas o fluxo de um projeto, mas também fornecerá dados vitais que podem ser examinados após a entrega para se tornar parte do gerenciamento operacional. Sensores que fornecem informações sobre condições ambientais e desempenho estrutural são de particular importância nesta área.

Análises Prévias.

Juntamente com o aprendizado de máquina, os sistemas que não apenas alimentam informações para a matriz, mas também podem olhar em frente e fornecer informações sobre questões de segurança, programação ou perspectivas orçamentárias, verão maior desenvolvimento e inovação. A análise preditiva combina técnicas como mineração de dados, estatísticas, modelagem, aprendizado de máquina e inteligência artificial para analisar dados e fazer previsões futuras. O objetivo da análise preditiva é criar uma nova abordagem para a solução de problemas por meio do uso de dados, prevendo padrões em nosso fluxo de trabalho e destacando soluções inovadoras. Os sistemas preditivos podem antecipar problemas, bem como oportunidades, e fornecer aos gerentes de projeto insight sobre decisões críticas.

inovações na construção civil

Ainda estamos à beira dessa empolgante tecnologia, mas sabemos que alguns desenvolvimentos surpreendentes vão surgir à medida que as empresas de construção começarem a explorar seu potencial.

Realidade Virtual / Realidade Aumentada

A Realidade Virtual, não mais a única província dos videogames, é outra tecnologia que está em ascensão e, junto com ela, a Realidade Aumentada. As ferramentas que trazem VR e AR para o local de trabalho estão se tornando cada vez mais onipresentes (e também mais fáceis de usar) e à medida que essa tecnologia se torna mais integrada no fluxo de trabalho digital, as possibilidades que se abrem parecem ilimitadas. A realidade virtual na construção permite a comparação em tempo real de modelos 3D com espaços físicos; sobreposição de dados de localização e posição (wireframes) durante a instalação; orientações virtuais com as partes interessadas do projeto.

inovações na construção civil

As ferramentas VR e AR já estão reduzindo o retrabalho e aumentando a segurança. O capacete Daqri, por exemplo, oferece aos usuários uma melhor consciência situacional, chamando a atenção para fatores ambientais, como diferenciais de temperatura e condições inseguras. Ele também pode ser usado para aumentar a precisão de instalações complexas e está criando um novo mundo de possibilidades de colaboração entre designers e construtores inovadores.

A tecnologia está nos dando uma maneira de capturar grande parte dessa experiência e preencher a lacuna no conhecimento, especialmente quando a próxima geração de “nativos digitais” traz um novo entusiasmo pela tecnologia para o local de trabalho.

Por fim, os fluxos de trabalho digitais conectados também redefinem a colaboração, permitindo que as partes interessadas e os proprietários obtenham informações atualizadas sobre o status e as decisões do projeto. O que estamos vendo é uma mistura do antigo e do novo, à medida que nos movemos para o futuro como uma indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *